Como fazer a recuperação de tributos administrativamente

Como fazer a recuperação de tributos administrativamente

como-fazer-recuperacao-tributos-administrativamente

Uma das dúvidas mais comuns dos empresários é saber como funciona a recuperação de tributos administrativamente da sua empresa.

Sendo que a recuperação de créditos tributários é um direito do empresário, garantido por lei, por isso, é importante que todos os empresários estejam bem informados sobre essa oportunidade, e possam efetuar a revisão fiscal dos seus recolhimentos.

Portanto, veja a seguir, como recuperar impostos legalmente, conforme a legislação vigente, e quais benefícios sua empresa tem com este procedimento considerado simples para especialistas em crédito tributário.

 

 

recuperação de tributos administrativamente

O que é recuperação de tributos

A recuperação de créditos tributários acontece quando ocorre o pagamento de um imposto indevidamente ou a maior, e o empresário tem o direito à recuperação desse imposto. 

Afinal, o pagamento aconteceu de forma errada.

E não pense em colocar a culpa em alguém da sua contabilidade ou administrativo por ter acontecido isso.

O fato é que, o sistema tributário brasileiro é tão complexo, que nem mesmo o melhor contador consegue acompanhar todas as mudanças que existem, muitas delas diariamente.

E com isso, perde-se oportunidades imensas de ter alguns benefícios tributários, todos amparados por lei, a favor da sua empresa.

Entretanto, para saber se existe um valor a ser recuperado é necessário que se conheça todos os impostos que são ou não devidos pela empresa de acordo com seu segmento.

Sendo assim, uma empresa de consultoria tributária e fiscal possui funcionários especialistas que trabalham diariamente com a recuperação de tributos administrativamente.

Existem uma infinidade de variações e conceitos que precisam ser estudados, e analisados se é possível aplicá-los na sua empresa.

Por isso, a nossa recomendação é que você busque uma consultoria tributária, a fim de ao menos ter uma análise do seu segmento e saber qual caminho é possível percorrer.

Contudo, o primeiro passo para a recuperação de créditos tributários é realizar uma revisão fiscal na empresa, que além de identificar pagamentos indevidos, ainda traz outras vantagens ao empresário.

Um exemplo é que uma revisão fiscal também verifica se algum imposto pode ser reduzido ou que se tenha benefícios fiscais.

A recuperação de tributos pode ser feita por empresas de diversos segmentos, como, farmácias, padarias, adegas, bares, postos de combustível, entre muitas outras.

Se a sua empresa está no regime Monofásico do PIS e da COFINS, certamente você tem impostos a serem resgatados.

Sendo assim, fica claro que a recuperação de tributos administrativamente passa a ser fundamental que seja realizada em uma empresa, seja ela pequena empresa, média ou grande empresa.

Os benefícios serão enormes e por consequência, seu fluxo de caixa estará saudável com esse valor que até então estava perdido.

 

 

como-fazer-recuperacao-tributos-adm

Como fazer a recuperação de tributos administrativamente

Para realizar a recuperação de tributos é importante que seja feita a revisão fiscal de todos os impostos pagos pela empresa, já frisamos isso acima.

Pois, cada segmento empresarial, que também pode variar de cidade para cidade, possui diferentes tipos de impostos.

Portanto, é fundamental a contratação de uma consultoria tributária experiente e que possa auxiliar o empresário em como recuperar impostos pagos indevidamente.

Após toda a análise e a conclusão de que a empresa possui direito a recuperação de créditos tributários, o processo pode ser iniciado.

Quando do retorno do processo, haverá a informação do quanto está disponível para a recuperação, e a partir daí, o empresário decidirá se vai querer realizar o saque ou fará o aproveitamento para futuros impostos.

Normalmente, os clientes da nossa consultoria tributária decidem por sacar os valores para fortalecer o fluxo de caixa da empresa.

 

CTA-POST

Está gostando do conteúdo?

Cadastre-se para receber novas notícias sobre recuperação de crédito tributário

 

De maneira geral o processo é rápido, e leva em média 60 dias para que a empresa possa receber os valores que foram pagos indevidamente ou a maior.

Ou seja, é enviado um pedido para a Receita Federal para a recuperação de tributos pagos indevidamente e a solicitação da recuperação de tributos administrativamente.

Já informamos em outros artigos, mas sempre é bom frisar que: não haverá fiscalização na sua empresa devido a entrada desse processo de recuperação de créditos tributários.

A recuperação de tributos administrativamente está prevista no Código Tributário Nacional, e tanto a Receita Federal como a Secretaria da Fazenda e Estados criaram mecanismos e regras para a utilização dos créditos tributários.

Se não acredita, pesquise em sites oficiais da Receita Federal. 

 

 

 

beneficios-recuperacao-impostos

Quais são os benefícios na recuperação de impostos

Ao fazer o pedido da recuperação de tributos administrativamente, o empresário vai perceber que existem diversos benefícios com o procedimento, como:

  • Recebimento de um valor que já foi pago indevidamente sendo por direito legal da empresa, portanto, um dinheiro que o empresário não estava esperando, proporcionando benfeitorias e fluxo de caixa;
  • A revisão fiscal proporciona a oportunidade de ver se todos os impostos devidos estão sendo pagos corretamente, isso evita o pagamento de multas desnecessárias;
  • Os tributos a recuperar também fazem parte dos benefícios da empresa, pois esse valor pode ser investido ou aplicado;
  • A carga tributária também pode ser reduzida caso a empresa esteja pagando um valor superior ao que lhe é devido.

Como você pode perceber, são inúmeros benefícios e dependendo do segmento e porte de sua empresa os valores são bem consideráveis.

Entretanto, consulte uma empresa que possua funcionários especializados e multidisciplinares, ou seja, que saibam como fazer a recuperação de tributos administrativamente.

Espero que este artigo possa te ajudar a pensar na possibilidade de fazer uma consulta.

Saber se existe ou não algum crédito tributário para sua empresa é o primeiro passo.

Me arrisco em afirmar que você tem!

Considerando que o próprio IBGE divulgou que 95% das empresas pagaram impostos indevidamente, certamente você não está nos 5% restantes.

Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais, isso nos ajuda a chegar mais longe com a nossa missão de difundir a informação sobre a recuperação de tributos.

E se fizer sentido para você, querer saber se a sua empresa está nesta condição, clique no botão abaixo, preencha nosso formulário e um consultor tributário da nossa equipe entrará em contato.

 

contato-botao-resgata-imposto

RESGATA IMPOSTO - EQUIPE CONTEÚDO

RESGATA IMPOSTO - EQUIPE CONTEÚDO

× Como posso te ajudar?